quarta-feira, 9 de outubro de 2019

FALAR...!


Pensamentos, palavras, desejos, alegrias, experiências, dores... este blog é fruto do meu sentir...



A Vida é uma sequência de acasos, coincidências, compromissos, pactos, renúncias, ,arrependimentos, esperanças concessões, atos de perdão, atos de amor... é a experiência de cada um de nós na conquista da sua própria evolução... (BLOG AINDA EM CONSTRUÇÃO)


Falar é bom, ouvir é excelente!
O que é que cada um de nós faz?!

Fale, ofereça conselhos, imprima as suas esperanças, ideais, razões, fé, saberes, alegrias e demais valias cada vez que se exprime! Cada vez que tenta que o outro faça aquilo, que a seu ver, é o real, verdadeiro sentido da vida! Estaria tudo muito bem e correto se, e só se ouvissemos! Ouvissemos mesmo aquilo que falamos! Mas infelizmente não!!! Daí o provérbio já velhote que retrata: "faz o que eu digo, não o que eu faço!"


Então porquê que falamos tanto?
Talvez seja para ouvirmos a nossa própria voz, para sentirmos que até sabemos o certo e o errado, por tudo e por nada! A verdade é que falar é hiper fácil! Fazer, é bem mais complicado!

Comecei, quando percebi que fazia o mesmo..., a inverter um pouco as tendências (a ver se consigo manter!) Falo, certo e, falo muito! Mas pergunto primeiro! Como é? Como tem passado? Como conseguiu resolver? Pediu ajuda?... Neste intercâmbio de saberes e mais valias, aprende-se!
Ganha-se, pois do outro lado também perguntam!

Devíamos ser todos um pouco psicólogos! Ouviríamos e, além do mais, seria o outro a arranjar as suas próprias soluções! Tal como em todos os caminhos que traçamos ao longo da vida, os simples fazemos sozinhos, os iniciais com os pais/avós e os mais complicados e tardios com ajuda do outro (ou outros).

Quando quiserem "dar/apresentar" uma lição/assunto perguntem, até podemos não ter logo resposta mas se nos mostrarmos humildes, facilmente alguém avança e, basta um começar que o(s) outro(s) seguem atrás.

Experimenta, ajuda a encontrar! Fazer ajuda a crescer.

Cecilia Ferreira Couteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...01