sábado, 12 de agosto de 2023

IDOLATRIA...

 

O Pecado da Idolatria

 

“Não terás outros deuses diante de mim”. Êxodo 20:3

 

O que o Primeiro Mandamento nos Ordena a Fazer?

 

Conhecer a Deus e reconhecer que só Ele é Deus. Esse mandamento nos manda que nos esforcemos para conhecer mais o nosso Criador. Devemos, então, ler a Bíblia, ir à igreja, orar e estudar a sua Palavra. E também é preciso crer que o Deus da Bíblia é o único Deus verdadeiro.

 

Pensar em Deus. Devemos sempre nos lembrar de Deus, tanto nas horas boas, como nos tempos de tristeza. Não devemos nunca nos esquecer de Deus quando as coisas vão bem pra nós! E devemos gostar de ficar pensando em quem Deus é, em como Ele tem sido bondoso conosco e em tudo o que Ele tem feito na nossa vida.

 

Amar, honrar e temer a Deus. "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Dt 6:5). E ainda: "Ao Senhor, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás, e pelo seu nome, jurarás". Também Jesus disse em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento".

 

O que o Primeiro Mandamento nos Proíbe de Fazer?

 

Pensar que Deus não existe. Há pessoas que dizem que não adoram falsos deuses, mas é porque elas não acreditam em nenhum Deus. Elas dizem que não existe nenhum Deus verdadeiro e assim, elas estão pecando, porque não reconhecem e não amam o único Deus verdadeiro. "Diz o tolo no seu coração: não há Deus!" (SI 14:1).

 

Ter ou adorar vários deuses. Os povos vizinhos de Israel acreditavam em vários deuses: Baal, Moloque, Dagon, Astarote, etc. Então, Deus queria ensinar ao seu povo que há somente um único Deus. A Bíblia nos revela que existe um único Deus, que subsiste em três Pessoas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. Não são três deuses, mas um único Deus.

 

Amar ou adorar outras coisas ou pessoas em lugar de Deus. Quando e existe alguma coisa ou pessoa em nossa vida (pode ser um brinquedo especial, ou mesmo nossos pais e mães) que nós amamos ou desejamos mais do que a Deus, estamos pecando contra o primeiro mandamento. Muitos crentes na Roma antiga foram mortos porque eles obedeceram ao primeiro mandamento e não quiseram adorar a Deus e a César (o imperador), mas só a Deus. Se eles dissessem que César também era Senhor, eles não seriam mortos. Mas eles sabiam que só Deus é Deus e que devemos adorar somente a Ele, e a mais ninguém.

 

*****************************************************************

Você já estudou os DEZ MANDAMENTOS? Aliás, você já estudou os DEZ MANDAMENTOS com os seus filhos ou alunos da EBD Infantil?

 

Vale a pena fazer isso, acompanhado do livro "Os Dez Mandamentos: Estudos Devocionais Para Crianças", escrito por Paulo Anglada e Karis Anglada Davis. Os autores nos explicam o seguinte:

 

"O conteúdo deste livro foi redigido tendo em mente um público infantil variado. A idéia é que ele possa ser usado, com proveito, por crianças de quatro a doze anos. Acreditamos, contudo, que mesmo crianças menores podem entender várias lições, se elas forem devidamente simplificadas por seus pais ou professores. Jovens e adultos podem igualmente tirar proveito do conteúdo e das discussões propostas ao final de cada lição, trazendo-lhes o mesmo benefício".


Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...01