O
Pecado da Idolatria
“Não
terás outros deuses diante de mim”. Êxodo 20:3
O que o
Primeiro Mandamento nos Ordena a Fazer?
Conhecer
a Deus e reconhecer que só Ele é Deus. Esse mandamento nos manda que nos
esforcemos para conhecer mais o nosso Criador. Devemos, então, ler a Bíblia, ir
à igreja, orar e estudar a sua Palavra. E também é preciso crer que o Deus da
Bíblia é o único Deus verdadeiro.
Pensar
em Deus. Devemos sempre nos lembrar de Deus, tanto nas horas boas, como nos
tempos de tristeza. Não devemos nunca nos esquecer de Deus quando as coisas vão
bem pra nós! E devemos gostar de ficar pensando em quem Deus é, em como Ele tem
sido bondoso conosco e em tudo o que Ele tem feito na nossa vida.
Amar,
honrar e temer a Deus. "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu
coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Dt 6:5). E ainda:
"Ao Senhor, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás, e pelo
seu nome, jurarás". Também Jesus disse em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor,
teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu
entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento".
O que o
Primeiro Mandamento nos Proíbe de Fazer?
Pensar
que Deus não existe. Há pessoas que dizem que não adoram falsos deuses, mas é
porque elas não acreditam em nenhum Deus. Elas dizem que não existe nenhum Deus
verdadeiro e assim, elas estão pecando, porque não reconhecem e não amam o
único Deus verdadeiro. "Diz o tolo no seu coração: não há Deus!" (SI
14:1).
Ter ou
adorar vários deuses. Os povos vizinhos de Israel acreditavam em vários deuses:
Baal, Moloque, Dagon, Astarote, etc. Então, Deus queria ensinar ao seu povo que
há somente um único Deus. A Bíblia nos revela que existe um único Deus, que
subsiste em três Pessoas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. Não
são três deuses, mas um único Deus.
Amar ou
adorar outras coisas ou pessoas em lugar de Deus. Quando e existe alguma coisa
ou pessoa em nossa vida (pode ser um brinquedo especial, ou mesmo nossos pais e
mães) que nós amamos ou desejamos mais do que a Deus, estamos pecando contra o
primeiro mandamento. Muitos crentes na Roma antiga foram mortos porque eles
obedeceram ao primeiro mandamento e não quiseram adorar a Deus e a César (o
imperador), mas só a Deus. Se eles dissessem que César também era Senhor, eles
não seriam mortos. Mas eles sabiam que só Deus é Deus e que devemos adorar
somente a Ele, e a mais ninguém.
*****************************************************************
Você já
estudou os DEZ MANDAMENTOS? Aliás, você já estudou os DEZ MANDAMENTOS com os
seus filhos ou alunos da EBD Infantil?
Vale a
pena fazer isso, acompanhado do livro "Os Dez Mandamentos: Estudos
Devocionais Para Crianças", escrito por Paulo Anglada e Karis Anglada
Davis. Os autores nos explicam o seguinte:
"O
conteúdo deste livro foi redigido tendo em mente um público infantil variado. A
idéia é que ele possa ser usado, com proveito, por crianças de quatro a doze
anos. Acreditamos, contudo, que mesmo crianças menores podem entender várias
lições, se elas forem devidamente simplificadas por seus pais ou professores.
Jovens e adultos podem igualmente tirar proveito do conteúdo e das discussões
propostas ao final de cada lição, trazendo-lhes o mesmo benefício".
Sem comentários:
Enviar um comentário