sábado, 4 de abril de 2020

HONG KONG VISITANTES....


Hong Kong é um país ou faz parte da China?

Responda rápido: Hong Kong é um país ou faz parte da China?
Essa pergunta sempre surge e as respostas são sempre diferentes.
Hong Kong pertenceu à Inglaterra do século 19 ate 1997, quando enfim retornou ao governo chinês sob o acordo de “um país, dois sistemas”. Portanto, teoricamente, Hong Kong e um país independente. Inclusive uma curiosidade: os chineses precisam de visto para entrar em HK e vice versa.
Acho que por geograficamente ser do lado da China e pela população ser de chineses, os turistas em geral ficam na dúvida se Hong Kong é um país separado. Outras pessoas ficam na dúvida porque não precisam de visto de entrada em HK, porém precisam na China (brasileiro é isento de visto para HK, porém necessita de visto para entrar em território chinês).
HK2
Teoricamente, faz parte da China, mas na prática nada tem a ver com o governo chinês. Pelo contrário, é capitalista até demais.
O país funciona com suas próprias leis e governo próprio. A moeda oficial é o dólar de Hong Kong (diferente do RMB da mãe China) e a língua oficial são duas: inglês (mostrando a influência inglesa que ainda é forte) e chinês. Um bom exemplo de como as coisas funcionam hoje em dia é falar da “Revolução dos Guarda-Chuvas” que aconteceu aqui em 2014 e ganhou as manchetes dos principais jornais pelo mundo.
O que aconteceu foi basicamente a China falando que HK poderia ter seu próprio governo, porém o governo chinês iria decidir quem seriam os políticos. Desde quando isso é democracia?
unnamed (1)
Foi então que começaram os protestos e mais de um milhão de pessoas foram às ruas usando guarda-chuvas (proteção contra spray de pimenta jogado pela polícia) para lutar pela liberdade e democracia.
Como é Hong Kong
Sou suspeita porque sou apaixonada por essa cidade onde você tem montanhas, a cidade grande, lojas caras e shopping de rua, praias, cachoeiras e trilhas… Tudo em um só lugar. Famosa pelos prédios altos, ou melhor altíssimos… Super populosa e com uma cultura única.
Aqui você come noodles no café da manhã, vai ao dim sum no almoço e à tarde toma um tradicional chá inglês, tudo no mesmo bairro. Você entra num táxi e o motorista fala um inglês melhor que o seu, e vai a uma loja de grife cara onde a única língua falada e o cantonês.
unnamed (5)

São muitas culturas em um só território.
Viver aqui e fácil, difícil e arcar com um dos metros quadrados mais caros do mundo.
Mas como reclamar de um lugar onde a saúde funciona e de graça, o imposto de renda e de 15% e violência é quase inexistente?
Parece que foi ontem que meu marido recebeu o convite de vir transferido pelo trabalho dos EUA para o outro lado do mundo. Com medo, ele me contou e ficou apreensivo com o que eu poderia falar ou achar da ideia. Para o alívio dele, lembro que minha primeira reação foi:  “Quando vamos?”
Aos poucos fui descobrindo como é Hong Kong e como seria viver numa cidade com mais de 7 milhões de habitantes distribuídos num espaço que é menor que a cidade do Rio de Janeiro.
Não vou mentir, a adaptação não foi fácil com dois cachorros e dois adultos num espaço menor que a minha sala de estar nos EUA. Mas com um bom “jeitinho brasileiro” tudo deu e está dando certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTÍCIAS...02