No atual momento de pandemia mundial se torna relevante discutir
sobre a História da Saúde e das Doenças no âmbito nacional e
internacional, bem como relembrar alguns conceitos históricos como
Eugenia e Racismo social. O COVID19 até o momento está presente em mais
de 100 países com uma média de 118 mil casos de infecção e
aproximadamente 4000 mortes ao redor do mundo (dados em constante
alteração). Além dos desdobramentos
econômicos e políticos da pandemia há também um desdobramento social muito
importante e que possui raízes históricas: o racismo relacionado a doenças e a
características culturais. Existe uma vertente
historiográfica que estuda a relação entre doença, medo e discriminação, tal
vertente é chamada História da Saúde e das Doenças. O objetivo é analisar as
dinâmicas sociais ao longo do tempo a partir do estudo da repercussão social
das doenças que acometem as sociedades ao longo da história da humanidade. É a
partir desse olhar histórico sobre as doenças que podemos compreender dinâmicas
sociais mais complexas que envolvem a estigmatização das doenças e a discriminação,
percebendo que há uma relação Direta entre doenças e exclusão. Outra dinâmica social que
entra em jogo em momentos de pandemia são os estereótipos criados acerca do
outro (outro povo, outra cultura, outros costumes). Longe de serem novidade, os
estereótipos também possuem uma história. O imaginário coletivo ocidental caracterizou
o Oriente com demasiado exotismo, criando a ideia de que asiáticos (em especial
chineses) seriam um povo sujo e “não civilizado”. É importante lembrar que esses imaginários
são criados ou endossados em contextos imperialistas. Entre os
séculos XIX e XX a ascensão do movimento eugênico fundamentou-se na concepção
de uma raça superior e mais civilizada como “paradigma universal”; tal teoria
estava presente no discurso social e político dos EUA, da URSS e da Alemanha
nazista. Essas dialéticas de auto definição de nações ocidentais como civilizadas
a partir da definição de outros povos como inferiores, estiveram
na base dos principais conflitos bélicos do século XX.
Representações do estigma da doença das artes
No decorrer da história também é possível identificarmos as posturas
sociais em relação a doença nas artes. Na obra a seguir vemos como a
representação do leproso numa iluminura medieval é capaz de comunicar
uma mentalidade cultural, política e religiosa:
(http://users.clas.ufl.edu/fcurta/Catastrophe.html)Outras obras medievais e renascentistas que representaram a peste
negra e outros doentes da época contribuíram para a estigmatização dos
mesmos. Já em relação a associação das doenças a grupos específicos,
temos o caso da lepra (considerada uma doença adquirida pelo pecado e
somente em 1873 entendida como Hanseníase, uma doença tratável) e a
peste bubônica (peste negra) associada aos judeus no século XIV na
Europa. Há também casos mais recentes como o surto de Ebola na África em
2014, associado aos negros, e a AIDS associada aos homossexuais nas
últimas décadas do século XX. Mesmo hoje, ainda é possível encontrar
representações das doenças associadas a tais grupos. Na
literatura, exemplos de romances como “Capitães de Areia” (Jorge Amado, 1937) e
“Amor nos Tempos do Cólera” (Gabriel Garcia Márquez, 1985) retrataram doenças
que acometeram a sociedade brasileira e sua repercussão na sociedade da época.
Como
essas dinâmicas estão presentes no momento atual?
Relembremos os casos de
racismo e xenofobia que ocorreram no Brasil e ao redor do mundo em relação à
chineses e pessoas de ascendência asiática.
A motivação por trás de tais manifestações de violência está ligada à direta
associação entre o fenótipo das vítimas (características físicas), o local onde
a pandemia iniciou (China) e a própria doença (no campo das ciências humanas esse
tipo de associação é chamado de Racismo Social). Como já mencionado, existe no
Ocidente uma gama de estereótipos criados em relação aos chineses (bem como aos
orientais em geral) e seus hábitos de alimentação e higiene. O medo da doença
juntamente ao imaginário enraizado em relação a alteridade (o outro, o
estrangeiro) endossam as práticas racistas, portanto é preciso atentar que todo
estereótipo possui também uma história de interesses intrínsecos a ele. O debate
sobre a história das doenças e a relação existente entre doença, medo, estigma
e estereótipos e a maneira como essa relação ocorre na cultura ocidental nos permite
lembrar
que estereótipos fazem parte de um imaginário social que é historicamente
construído, mas que não são realidades biológicas. Enem2018 – QUESTÃO
Alternativa correta: C Resolução: Destaque para o último parágrafo: “Segundo
ela (Audrey Azoulay) esse processo (de conscientização dos direitos de si e do
outro) precisam começar o quanto antes nas carteiras das escolas (ou seja, o
tema deve ser discutido desde a educação básica)”. Questões sobre os direitos
humanos estão sempre presentes no Enem, logo é importante compreender conceitos
como racismo, xenofobia e a relação entre as concepções de civilização e
barbárie. Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020! Por Maria Luiza Matos: Graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fontes: MONTEIRO, Yara Nogueira; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Org.). A doença e os medos sociais. São Paulo: Fap-Unifesp. 2012. 440p. O RACISMO social ligado ao corona vírus. Direção: Lilia Schwarcz.
Produção: Lilia Schwarcz. São Paulo: YouTube, 2020. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=wnwMXGUY80s. Acesso em: 27 fev. 2020. SCHIMITT, Jean-Claude. Uma longa história. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Tradução de José Rivair Macedo, Bauru-SP. Edusc, 2007. Dados sobre o COVID19 https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-declara-pandemia-de-novo-coronavirus-mais-de-118-mil-casos-foram-registrados,70003228725
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Em nossa postagem de hoje vamos tratar de um assunto que estamos vivenciando, que é a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Em nosso portal, já foram feitas análises em relação a este vírus,
avaliando como este assunto pode ser utilizado na biologia, abordando epidemias, endemias e pandemias. Também analisamos como o Coronavírus pode ser relacionado com a xenofobia no brasil e no mundo. Abordaremos a seguir uma nova temática em relação a este vírus, que é a importância que está sendo conferida à internet em
meio a esta crise. Para isso, vamos destacar como a internet está sendo
fundamental no meio desta crise, e também explicar como este assunto
pode ser abordado no Enem.
Importância da utilização da Internet
As recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde e autoridades competentes são para evitar ao máximo aglomerações, sendo recomendada a quarentena em suas respectivas casas. No entanto, apesar do fechamento de grande parte dos serviços (denominados serviços não-essenciais), há ainda aqueles que mantêm a sua atividade ou estão funcionando de maneira modificada. E são nestas atividades que a internet ganha ainda mais importância. A ordem para os restaurantes e lanchonetes obriga o fornecimento de refeições e lanches apenas pelo sistema de delivery,
ou seja, a entrega direta na casa do cliente. Aplicativos destinados a
esta função estão sendo muito utilizados durante esta pandemia, como
maneira de manter o isolamento social. Os supermercados estão em situação um pouco diferente, uma vez que
não obrigados a fecharem suas portas. No entanto, aqueles que adequaram o
seu modelo de negócio e apostaram nas vendas pela internet estão colhendo ótimos resultados no cenário atual. Apesar da possibilidade de utilização do telefone, a internet é atualmente o meio mais utilizado para a realização destes pedidos. Com isso, aplicativos de entrega e serviços pela internet ganham cada vez mais espaço e variedades, como o Ifood, Rappi e Uber Eats, por exemplo. Aplicativos de busca, como o AgendaZap (clique aqui e acesse o site do AgendaZap!),
permitem a busca de serviços de acordo com a sua localidade,
direcionando para um aplicativo de mensagens diretas com o vendedor!
Além disso, existem também ferramentas para auxiliar em exercícios físicos, mentais e até mesmo na preparação para cursos e exames. No portal InfoEnem você pode encontrar nossas apostilas com questões resolvidas e comentadas das provas anteriores do Enem, assim como nosso curso de redação e também a plataforma de simulados do portal! Tudo isso para fazer online e garantir a melhor preparação para as provas do Enem!
Como este assunto pode ser cobrado no
Enem?
Um tema de tamanha relevância, como a internet em nossa situação atual, pode ser até mesmo tema de redação para o Enem! Além disso, também pode ser relacionado com a globalização,
que teve início nos anos 90 e a cada ano ganha mais força. Sendo assim,
do mesmo modo que mostramos para os demais temas, a utilização da
internet em meio à crise causada pelo Coronavírus pode ser enquadrada em
diversas questões de variadas áreas. Deste modo, devemos avaliar e estudar os efeitos causados pela utilização da internet nesta situação, ajudando e muito no combate ao Coronavírus! Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
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