domingo, 15 de outubro de 2023

FECUNDAÇÃO 8a. Parte

 

8-Quem disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da redenção.

21 de dezembro de 201621 de dezembro de 2016 joaoejuQuem disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da redenção. 

 

Escrevi esses dias em um post que o óvulo de Maria foi fecundado pelo Espírito Santo. Alguém comentou essa colocação dizendo:

 

Misericórdia, isso soa heresia! A sombra de Deus estava sobre ela, o poder criador de Deus, como no 1º capítulo de Genesis quando o Espirito de Deus pairava sobre as águas. Os muçulmanos vão achar muito bom, é essa a interpretação que fazem do cristianismo que Deus teve sexo com Maria. não vi isso em nenhum lugar da Bíblia, credo ou livros de teologia bíblica ou sistemática.

 

A palavra grega para semente é σπέρμα (sperma, no genitivo σπέρματός). Essa palavra grega se aplica tanto à semente masculina (sêmem, ou, mais especificamente, espermatozoide), quanto à semente feminina (óvulo), bem como às sementes das plantas. A palavra semente aparece tantas vezes e em lugares tão relevantes, que poderia ser escrita e uma teologia da semente na Bíblia, e este seria um trabalho muito relevante. Este não é o objetivo deste post.

 

O famoso texto de Gênesis 3.15, chamado por alguns de proto-evangelho, na versão grega (LXX) diz assim:

 

“κα χθραν θήσω ν μέσον σου κα ν μέσον τς γυναικς κα ν μέσον το σπέρματός σου κα ν μέσον το σπέρματος ατς, ατός σου τηρήσει κεφαλήν, κα σ τηρήσεις ατο πτέρναν.”

Tradução Literal: “E inimizade eu colocarei no meio de ti e no meio da mulher e no meio da tua semente e no meio da semente dela, ele (a semente) ficará atento à tua cabeça e tu ficarás atenta ao calcanhar dele.”

 

Fazendo um salto de muitos anos na história da redenção, o que esse texto deixa claro é que aquele que viria para salvar o seu povo seria literalmente descendente da mulher, fruto da semente dela, ou seja, de seu óvulo. Quando Eva tem Sete, ela comemora: Deus me concedeu outra semente (σπέρμα) no lugar de Abel (Gn 4.25). Parece que a primeira mulher tinha esperança de que o Salvador viria já na próxima geração.

 

Há outra semente muito importante na história da redenção: a de Abraão. Em Gênesis, várias vezes, Deus promete abençoar a semente de Abraão: 12.7; 13.15-16; 15.3, 18; 16.10; 17.7-10, 19. Em cada um desses casos, a palavra é singular e isso é fundamental para o argumento de Paulo em Gálatas 3.16: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E sos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” (τ δ βραμ ρρέθησαν α παγγελίαι κα τ σπέρματι ατο. ο λέγει, Κα τος σπέρμασιν, ς π πολλν λλʼ ς φʼ νός, Κα τ σπέρματί σου, ς στιν Χριστός.)

 

O Novo Testamento também apresenta Jesus como sendo semente de Davi: João 7.42 e Romanos 1.3, que diz: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi” (περ το υο ατο το γενομένου κ σπέρματος Δαυδ κατ σάρκα).

 

Em suma, falar de Cristo como a semente da mulher é teologia boa e bíblica. Jesus não foi um embrião ou feto criado por Deus e implantado em Maria, mas ele é a pessoa totalmente humana (e divina) que nasceu como resultado da fecundação do óvulo de Maria em uma ação sobrenatural e santa promovida pelo Espírito de Deus. Sendo, portanto, literalmente semente de Maria, Jesus também foi semente de Davi, de Abraão e de Eva e, por isso mesmo, cumpriu todas as profecias a seu respeito.

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