8-Quem
disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra
grega σπέρμα na história da redenção.
21 de
dezembro de 201621 de dezembro de 2016 joaoejuQuem disse que o óvulo de Maria
foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da
redenção.
Escrevi
esses dias em um post que o óvulo de Maria foi fecundado pelo Espírito Santo.
Alguém comentou essa colocação dizendo:
Misericórdia,
isso soa heresia! A sombra de Deus estava sobre ela, o poder criador de Deus,
como no 1º capítulo de Genesis quando o Espirito de Deus pairava sobre as
águas. Os muçulmanos vão achar muito bom, é essa a interpretação que fazem do
cristianismo que Deus teve sexo com Maria. não vi isso em nenhum lugar da
Bíblia, credo ou livros de teologia bíblica ou sistemática.
A
palavra grega para semente é σπέρμα (sperma, no genitivo σπέρματός). Essa
palavra grega se aplica tanto à semente masculina (sêmem, ou, mais
especificamente, espermatozoide), quanto à semente feminina (óvulo), bem como
às sementes das plantas. A palavra semente aparece tantas vezes e em lugares
tão relevantes, que poderia ser escrita e uma teologia da semente na Bíblia, e
este seria um trabalho muito relevante. Este não é o objetivo deste post.
O
famoso texto de Gênesis 3.15, chamado por alguns de proto-evangelho, na versão
grega (LXX) diz assim:
“καὶ
ἔχθραν θήσω ἀνὰ
μέσον σου καὶ ἀνὰ
μέσον τῆς γυναικὸς
καὶ ἀνὰ
μέσον τοῦ σπέρματός σου καὶ
ἀνὰ
μέσον τοῦ σπέρματος αὐτῆς,
αὐτός σου τηρήσει κεφαλήν, καὶ
σὺ τηρήσεις αὐτοῦ
πτέρναν.”
Tradução
Literal: “E inimizade eu colocarei no meio de ti e no meio da mulher e no meio
da tua semente e no meio da semente dela, ele (a semente) ficará atento à tua
cabeça e tu ficarás atenta ao calcanhar dele.”
Fazendo
um salto de muitos anos na história da redenção, o que esse texto deixa claro é
que aquele que viria para salvar o seu povo seria literalmente descendente da
mulher, fruto da semente dela, ou seja, de seu óvulo. Quando Eva tem Sete, ela
comemora: Deus me concedeu outra semente (σπέρμα) no lugar de Abel (Gn 4.25).
Parece que a primeira mulher tinha esperança de que o Salvador viria já na
próxima geração.
Há
outra semente muito importante na história da redenção: a de Abraão. Em
Gênesis, várias vezes, Deus promete abençoar a semente de Abraão: 12.7;
13.15-16; 15.3, 18; 16.10; 17.7-10, 19. Em cada um desses casos, a palavra é
singular e isso é fundamental para o argumento de Paulo em Gálatas 3.16: “Ora,
as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E sos
descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu
descendente, que é Cristo.” (τῷ δὲ
Ἀβραὰμ
ἐρρέθησαν αἱ
ἐπαγγελίαι καὶ
τῷ σπέρματι αὐτοῦ.
οὐ λέγει, Καὶ
τοῖς σπέρμασιν, ὡς
ἐπὶ
πολλῶν ἀλλʼ
ὡς ἐφʼ
ἑνός, Καὶ
τῷ σπέρματί σου, ὅς
ἐστιν Χριστός.)
O Novo
Testamento também apresenta Jesus como sendo semente de Davi: João 7.42 e
Romanos 1.3, que diz: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio
da descendência de Davi” (περὶ τοῦ
υἱοῦ
αὐτοῦ
τοῦ γενομένου ἐκ
σπέρματος Δαυὶδ κατὰ
σάρκα).
Em
suma, falar de Cristo como a semente da mulher é teologia boa e bíblica. Jesus
não foi um embrião ou feto criado por Deus e implantado em Maria, mas ele é a
pessoa totalmente humana (e divina) que nasceu como resultado da fecundação do
óvulo de Maria em uma ação sobrenatural e santa promovida pelo Espírito de
Deus. Sendo, portanto, literalmente semente de Maria, Jesus também foi semente
de Davi, de Abraão e de Eva e, por isso mesmo, cumpriu todas as profecias a seu
respeito.
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