1.1 Origem sobre 1173
Os
valdenses (também conhecida também como valdenses ( / w ɔː l d ɛ n s i z , w ɒ
l - / ), Vallenses , Valdesi ou Vaudois ) é um movimento cristão e grupo
cultural religiosa que começou em Lyon e se espalhou rapidamente para os Alpes
Cottian no final dos anos 1170s. Hoje, o movimento Waldensian é centrada em
Piedmont no norte da Itália , enquanto as pequenas comunidades também podem ser
encontradas no sul da Itália , Argentina , Alemanha , o Estados Unidos e
Uruguai .
O
movimento teve origem no final do século XII como os Homens Pobres de Lyons ,
uma banda organizada por Peter Waldo , um comerciante rico que deu sua propriedade
em torno de 1173, pregando a pobreza apostólica como o caminho para a perfeição
. Como eles desenvolveram, ensinos valdenses entrou em conflito com a Igreja
Católica Romana . Por 1215, os valdenses foram declarados hereges e sujeitos a
intensa perseguição; o grupo suportou quase aniquilação, no século XVII, e
foram, então, confrontados com a discriminação organizada e generalizada nos
séculos que se seguiram.
Durante
o século 16, os líderes valdenses abraçaram a Reforma Protestante e se juntou a
várias entidades regionais protestantes locais. Já em 1631, os estudiosos
protestantes (e Waldensian theologicans si) começou a considerar os valdenses
como primeiros precursores da Reforma e guardiões da fé apostólica contra a
opressão católica. Valdenses modernos princípios fundamentais share com ex
Reformadas protestantes, ou seja, o sacerdócio de todos os crentes , política
congregacional , e uma vista "baixo" dos sacramentos ( Ceia do Senhor
e Batismo ). Eles são membros da Leuenberger Konkordie ( Comunidade das Igrejas
Protestantes na Europa ) e suas afiliadas em todo o mundo.
Atualmente,
congregações ativos permanecem na Europa, América do Sul e América do Norte, a
maioria sob o rótulo da Igreja Evangélica Valdense , mas também entre os vários
alemão Landeskirchen . Organizações como a Sociedade Americana Waldensian
existem para manter a história deste movimento, com os objetivos declarados de
"anunciar o Evangelho cristão, servindo os marginalizados, promover a
justiça social , promovendo inter-religioso trabalho, e defendendo o respeito à
diversidade religiosa e da liberdade de consciência ".
Ensinamentos]
Waldensians
realizada e pregou uma série de verdades como lêem a Bíblia. Estes incluíram:
A morte
expiatória e justificando justiça de Cristo
A Divindade
A queda
do homem
A
encarnação do Filho
A
negação do purgatório como a "invenção do Anticristo"
[Valorizado
pobreza voluntária
Eles
sustentavam que escritórios temporais e dignidades não foram feitos para os
pregadores do Evangelho; que as relíquias eram simplesmente ossos podres que
haviam pertencido a um não sabia quem; que ir em peregrinação servido sem fim,
salvar para a bolsa de um vazio; que a carne pode ser consumida em qualquer
dia, se o apetite servido um; que água benta não foi nem um pouco mais eficaz
do que a água da chuva; e que a oração em um celeiro era tão eficaz como se
oferecido em uma igreja. Eles foram acusados, por outro lado, de ter zombado da
doutrina da transubstanciação , e de ter falado blasphemously da Igreja
Católica Romana como a prostituta do apocalipse. ]
O
" La Nobla leyczon ", escrito no Occitan língua e datada entre 1190 e
1240, [ 4 ] dá uma amostra da crença medieval Waldensian. É abrigado na
Universidade de Cambridge.
História]
Origins
Segundo
a lenda, Waldo renunciou à sua riqueza para pregar. [ 5 ] Por causa do
ostracismo da riqueza do clero da Igreja Católica Romana, o movimento foi mais
cedo conhecido como os pobres do Lyon e os pobres da Lombardia .
O
movimento Waldensian foi caracterizado desde o início pela pregação de leigos,
a pobreza voluntária, e a estrita observância da Bíblia. Entre 1175 e 1185,
Peter Waldo ou encomendou um clérigo de Lyons para traduzir o Novo Testamento
para o vernáculo, o Arpitan idioma (Franco-Provençal), ou era ele mesmo
envolvido neste trabalho de tradução.
Em
1179, Waldo e um de seus discípulos foi para Roma, onde o papa Alexandre III e
da Cúria Romana os acolheu. Eles tiveram que explicar a sua fé perante um
painel de três clérigos, incluindo as questões que foram então debatidas no
seio da Igreja, como o sacerdócio universal, o evangelho na língua vulgar, e a
questão da pobreza voluntária. Os resultados da reunião foram inconclusivos, e
o Terceiro Conselho de Latrão, no mesmo ano condenou as idéias de Waldo, mas
não o movimento em si, embora os líderes do movimento ainda não havia sido
excomungado.
Eles
desobedeceram e continuou a pregar de acordo com seu próprio entendimento das
Escrituras. Até o início de década de 1180, Waldo e seus seguidores foram
excomungados e forçado de Lyon. A Roman Catholic Church declarou-os hereges ,
afirmando que o principal erro do grupo foi desprezo por eclesiástica poder.
Roma também acusou os valdenses de ensinar inúmeros erros.
Waldo e
seus seguidores desenvolveram um sistema em que eles iriam de cidade em cidade
e encontrar secretamente com pequenos grupos de valdenses. Lá eles confessar os
pecados e segure serviço. Um pregador Waldensian viajar era conhecida como uma
barba . O grupo faria abrigo e casa barba e ajudar a fazer arranjos para passar
para a próxima cidade em segredo. [ 8 ] Waldo possivelmente morreu no início do
século 13, possivelmente, na Alemanha; ele nunca foi capturado, e seu destino
permanece incerto. ]
Cedo
Waldensians pertencia a um dos três grupos:
Sandaliati
(aqueles com sandálias) receberam ordens sagradas e foram para provar as
heresiarchs errado
DOCTORES
missionários instruídos e treinados
Novellani
pregou para a população em geral.
Eles
também foram chamados Insabbatati , Sabati , Inzabbatati Sabotiers , devido ao
tipo incomum de sabot eles usaram como calçado.]
Muito
do que se sabe sobre o início Waldensians vem de relatórios como a Profissão de
fé de Valdo de Lyon (1180); Durando d'Osca (ca. 1187-1200) Liber antiheresis ;
eo Rescriptum da Conferência Bergamo (1218). Outros documentos anteriores
também atestam a história Waldensian, como a Vontade de Stefano d'Anse (1187);
o Manifestatio Haeresis Albigensium et Lugdunensium (ca 1206-1208); eo
Anonymous crônica de Laon (cerca de 1220). Outra fonte é Reinerius Saccho
(falecido em 1259), um ex- cátaros que se converteu ao catolicismo e escreveu
dois relatórios para a Inquisição , Summa de catarse et pauperibus de Lugduno -
"Sobre os cátaros e os Pobres de Lyons"
Reação
católica e resposta
Ilustrações
retratando valdenses como bruxas em Le campeão des dames , por Martin Le
France, 1451.
Visto
pela Igreja Católica Romana como heterodoxo, os valdenses foram formalmente
declarados hereges por papa Lúcio III em 1184 no Sínodo de Verona , e pelo Papa
Inocêncio III , durante o IV Concílio de Latrão , em 1215. [ 6 ] Em 1211, mais
de 80 foram Waldensians queimados como hereges em Estrasburgo , a partir de
vários séculos de perseguição que quase destruiu o movimento. [ 15 ] Parte do
seu legado é reconhecido como obras do escritor Henri Arnaud (1641-1721). A
Igreja Valdense da Itália sobreviveu até os dias de hoje.
1487
ordem de extermínio
Em 1487
o Papa Inocêncio VIII emitiu um touro para o extermínio dos valdenses. Alberto
de 'Capitanei , arquidiácono de Cremona , respondeu ao touro, organizando uma
cruzada para concluir o processo e lançaram uma ofensiva nas províncias de
Dauphiné e Piemonte . Charles I , duque de Sabóia , eventualmente interferiu
para salvar seus territórios a partir dos mais confusão e prometeu a paz
valdenses. Mas a ofensiva tinha devastou a região, e muitos dos valdenses fugiu
para a Provence e para o sul da Itália.
Reforma
Quando
a notícia da Reforma alcançou o Waldensian Vales, a Tavola Valdese [ 17 ]
decidiu procurar comunhão com o protestantismo nascente. A reunião realizada em
1526 em Laus, uma cidade no vale Chisone, e decidiu enviar emissários para
examinar o novo movimento.
Em 1532
eles se reuniram com alemães e suíços protestantes e, finalmente, adaptaram as
suas crenças aos da Igreja Reformada.
As
igrejas reformadas suíças e francesas enviaram William Farel e Anthony Saunier
para participar da reunião de Chanforan, que se reuniu em 12 de Outubro de
1532. Farel os convidou para se juntar a Reforma e deixar sigilo. A Confissão
de Fé, com doutrinas reformadas, foi formulado e os valdenses decidiu adorar
abertamente em francês.
A
Bíblia francês traduzido por Pierre Robert Olivétan com a ajuda de Calvin e
publicado em Neuchâtel em 1535 foi baseado em parte em um Novo Testamento em
língua vernácula Waldensian. O custo de sua publicação foi custeada pelas
igrejas em Waldensia que cobraram a quantia de 1.500 coroas de ouro para esta
finalidade.]
Massacre
de Mérindol (1545)
Massacre
dos valdenses de Mérindol em 1545.
Fora da
Piedmont, os valdenses juntou as igrejas protestantes locais em Bohemia, França
e Alemanha. Depois que eles saíram de reclusão e relatórios foram feitos de
sedição por parte deles, o rei francês, Francis I emitida em 01 de janeiro de
1545 o "Arrêt de Mérindol", e reuniu um exército contra os valdenses
de Provence . Os líderes das 1.545 massacres foram Jean Maynier d'Oppède ,
primeiro presidente do Parlamento de Provence , eo comandante militar Antoine
Escalin des Aimars que estava voltando do Guerras Italianas com 2.000
veteranos, o Bandes de Piemonte . Mortes no Massacre de Mérindol variou de
centenas de milhares, dependendo das estimativas, e vários vilarejos foram
devastados.]
O
tratado de 5 de junho de 1561 concedeu anistia para os protestantes dos Vales,
incluindo a liberdade de consciência e liberdade de culto . Os presos foram
libertados e fugitivos foram autorizados a voltar para casa. Mas, apesar de
este tratado, os valdenses, com os outros protestantes franceses, ainda sofreu
durante as guerras francesas da religião de 1562-1598.
Já em
1631, os estudiosos protestantes começaram a considerar os valdenses como
primeiros precursores da Reforma, de uma forma semelhante à forma como os
seguidores de John Wycliffe e Jan Hus - que também foram perseguidos pelas
autoridades católicas romanas - eram vistos.
Embora
a igreja Waldensian foi concedida alguns direitos e liberdades sob rei francês,
Henry IV, com o Edito de Nantes , em 1598, a perseguição católica ressurgiu no
século 17, com um extermínio dos valdenses tentadas pelo Duque de Sabóia, em
1655. Este levou a um êxodo e dispersão dos valdenses para outras partes da
Europa e até mesmo para o hemisfério ocidental.
Piedmont
Páscoa
Em
janeiro de 1655, o duque de Sabóia comandou os valdenses assistir à missa ou
remover aos vales superiores da sua terra natal, dando-lhes 20 dias em que a venderem
suas terras. Estar no meio do inverno, a ordem, é claro, tinha a intenção de
persuadir os valdenses para escolher o primeiro; no entanto, a maior parte da
população, em vez escolheu a segunda opção, abandonando suas casas e terras nos
vales mais baixos e remoção para os vales superiores. Foi escrito que estes
alvos de perseguição, incluindo velhos, mulheres, crianças e os doentes
"entrei através das águas geladas, escalou os picos congelados, e
finalmente chegou às casas de seus irmãos pobres do Vales superior, onde foram
calorosamente recebido. "
Em
meados de abril, quando se tornou claro que os esforços do duque para forçar os
valdenses se conformar com o catolicismo tinha falhado, ele tentou outra
abordagem. Sob o pretexto de relatórios falsos de levantes Valdenses, o Duque
enviou tropas para os vales superiores para acabar com a população local. Ele
exigiu que o trimestre população local as tropas em suas casas, o que a
população local cumpridas. Mas a ordem de aquartelamento era um ardil para permitir
que as tropas de fácil acesso para a população. Em 24 de abril 1655, às 4 da
manhã, o sinal foi dado por um massacre geral.
Imprimir
ilustrando a 1655 massacre em La Torre, de Samuel Morelands "História das
Igrejas Evangélicas dos Vales do Piemont", publicado em Londres em 1658.
As
forças católicas não se limitou a abater os habitantes. Eles são relatados para
ter desencadeado uma campanha de não-provocado de pilhagem, estupro, tortura e
assassinato. De acordo com um relatório elaborado por um Peter Liège:
Filhinhos
foram arrancados dos braços de suas mães, entrelaçadas por seus pés minúsculos,
e suas cabeças tracejadas contra as rochas; ou foram realizadas entre dois
soldados e seus membros trêmulos arrancadas pela força principal. Seus corpos
mutilados foram então jogados nas estradas ou campos, para serem devorados por
feras. Os doentes e os idosos foram queimados vivos nas suas habitações. Alguns
tinham as mãos e os braços e pernas decepado, e fogo aplicado às partes
cortadas para estancar o sangramento e prolongar o seu sofrimento. Alguns foram
esfolados vivos, alguns foram assados vivos, alguns estripado; ou
amarrados a árvores
em suas próprias
hortas, e os seus corações
arrancados. Alguns foram horrivelmente mutilados, e de outros, os cérebros foram cozidos e comidos
por esses canibais. Alguns foram presos para baixo nos sulcos dos seus próprios
campos, e se chocou com o solo como os homens lavram estrume para ele. Outros
foram enterrados vivos. Padres foram marcharam até a morte com as cabeças de
seus filhos suspensos ao pescoço. Os pais foram obrigados a olhar enquanto seus
filhos foram primeiro indignado [estuprada], depois massacrados, antes de serem
eles mesmos permissão para morrer.
Este
massacre ficou conhecido como o Piemonte Páscoa . Uma estimativa de cerca de
1.700 valdenses foram abatidos; o massacre foi tão brutal que despertou
indignação em toda a Europa. Governantes protestantes do norte da Europa
ofereceu santuário para os valdenses restantes. Oliver Cromwell , então
governante na Inglaterra, começou peticionando em nome dos valdenses; escrever
cartas, obtenção de contribuições, chamando um jejum geral na Inglaterra e
ameaçando enviar forças militares para o resgate. (O massacre levou John Milton
's famoso poema sobre os valdenses ", sobre o massacre Tarde em Piemonte
".) [ 21 ] suíços e holandeses calvinistas configurar uma 'ferrovia
subterrânea "para trazer muitos dos sobreviventes ao norte para a Suíça e
até mesmo como medida em que a República Holandesa, onde os vereadores da
cidade de Amsterdam fretou três navios para tirar algumas 167 valdenses à sua
colônia da cidade no Novo Mundo (Delaware) no dia de Natal 1656. [ 22 ] Aqueles
que ficaram para trás em França e no Piemonte formou um movimento de
resistência da guerrilha liderada por um fazendeiro, Joshua Janavel , que durou
até a década de 1660. [ 23
Waldensian
Igreja de Florença, Itália
A
revogação do Édito de Nantes e da "Volta Gloriosa"
Em 1685
Louis XIV revogou a 1598 Édito de Nantes , que havia garantido a liberdade de
religião para seus súditos protestantes na França. As tropas francesas enviadas
para as áreas francês valdenses dos Chisone e Susa Vales do Dauphiné causou a
"conversão" de 8000 Vaudois a aceitar o catolicismo e outras 3.000
para partir para a Alemanha.
No
Piemonte, o primo de Louis, o recém-ascendido duque de Sabóia, Victor Amadeus
II , seguido seu tio na remoção da protecção dos protestantes no Piemonte . Na
perseguição prorrogação e, em um eco do Massacre de Páscoa Piedmont de apenas
três décadas antes, o Duque emitiu um decreto em 31 de janeiro de 1686, que
decretou a destruição de todas as igrejas valdenses e que todos os habitantes
dos Vales deve anunciar publicamente a sua erro na religião no prazo de 15
dias, sob pena de morte e banimento. Mas os valdenses permaneceu resistente.
Após os 15 dias, um exército de 9.000 soldados franceses e piemonteses
invadiram os Vales contra a estimativa de 2.500 Vaudois, mas descobriu que cada
aldeia tinha organizado uma força de defesa que impediu que os soldados
franceses e piemonteses na baía.
Em 9 de
abril, o duque de Sabóia emitido um novo edital, que obrigava os valdenses para
colocar as armas dentro de oito dias e exilar-se entre 21 de abril e 23. Se
possível, eles eram livres para vender suas terras e posses para o maior lance
.
Pastor
Waldensian Henri Arnaud , que tinham sido expulsos do Piemonte, os expurgos
anteriores, retornou da Holanda. Em 18 de abril, ele fez um apelo agitar diante
de uma assembléia na Roccapiatta, conquistando a maioria a favor da resistência
armada. Quando a trégua expirou em 20 de abril, os valdenses foram preparados
para a batalha.
Eles
colocaram uma corajosa luta ao longo dos próximos seis semanas. Mas quando o
Duque retirou-se para Turim, em 08 de junho, a guerra parecia decidido: 2.000
valdenses haviam sido mortos; outros 2.000 tinha "aceite" a teologia
católica do Concílio de Trento. Outra 8.000 haviam sido presos, dos quais mais
da metade iria morrer de fome deliberadamente imposto, ou de doença no prazo de
seis meses.
Mas
cerca de duzentos ou trezentos Vaudois fugiram para as montanhas e começou a
levar a cabo uma guerra de guerrilha durante o próximo ano contra os colonos
católicos que chegaram para assumir as terras valdenses. Estes
"Invencíveis", continuou seus ataques até que a Duke finalmente cedeu
e concordou em negociar. O "invencíveis" ganhou o direito para os
valdenses presa ser libertado da prisão e ser fornecida uma passagem segura
para Genebra. Mas o Duque, que concede essa permissão em 3 de janeiro de 1687,
exigia que os valdenses sair imediatamente ou converter ao catolicismo romano.
Este edital levou a alguma 2.800 Vaudois deixando o Piedmont para Genebra, dos
quais apenas 2.490 sobreviveria a viagem.
De
Genebra, Arnaud procurou a ajuda de William de Orange , que com outros líderes
europeus tinham-se tornado fartos do militarismo do rei francês Louis XIV e
formou a Liga de Augsburgo em 1686 para contrariar as ambições territoriais do
rei francês. William foi receptivo a suas súplicas e decidiu incluir os exilados
valdenses em sua campanha de guerra. No meio das guerras entre a Liga de
Augsburgo e França, em agosto de 1689, Arnaud levou 1.000 exilados suíços,
armados com armamento moderno fornecida pelos holandeses, de volta para o
Piemonte. Mais de 30% da força de pereceram durante a caminhada de 130
quilômetros. Eles sucesso restabelecida a sua presença no Piemonte e expulsaram
os colonos católicos, mas eles continuaram a ser sitiada por tropas francesas e
piemonteses.
Ao 02
de maio de 1689, com apenas 300 soldados valdenses restante e encurralado em um
alto pico, chamado Balsiglia , por 4.000 soldados franceses com canhões, o
assalto final foi adiado pela tempestade e, em seguida, pela cobertura de
nuvens. O comandante francês estava tão confiante de completar o seu trabalho
na manhã seguinte que ele enviou uma mensagem a Paris que a força Waldensian já
havia sido destruída. No entanto, quando os franceses acordou na manhã
seguinte, eles descobriram que os valdenses, guiados por um dos seus familiares
com o Balsiglia , já havia descido do pico durante a noite e foram agora
quilômetros de distância.
O
francês perseguiu, mas apenas alguns dias depois, uma súbita mudança de aliança
política pela Duke, da França para a Liga de Augsburg, terminou a perseguição francesa
dos valdenses. A Duke concordou em defender os valdenses e apelou para todos os
outros Vaudois exila para voltar para casa para ajudar a proteger as fronteiras
Piemonte contra os franceses, no que veio a ser conhecido como o "Volta
Gloriosa".]
A liberdade
religiosa após a Revolução Francesa Entrada Waldensian Igreja em Roma, Itália
Após a
Revolução Francesa , os valdenses do Piemonte foram assegurados a liberdade de
consciência e, em 1848, o governante do Savoy, o rei Charles Albert da Sardenha
concedeu-lhes direitos civis.
Apreciando
a liberdade religiosa, os valdenses começaram a migrar fora de seus vales. Até
o momento da unificação italiana , o Waldensian teve congregações em toda a
península, algumas originadas pela pregação, outros pela migração. [ 25 ] No
entanto, a pobreza, a discriminação social, e à pressão demográfica levou os
valdenses a imigrar, primeiro como trabalhadores sazonais para os franceses
Riviera e na Suíça, e mais tarde para Colonia Valdense no Uruguai e,
finalmente, para os Estados Unidos. [ 26 ] Aqueles que permaneceram na Itália
tiveram ascensão social. Empresas valdenses dominou a indústria de chocolate de
Turim para a segunda metade do século XIX e são geralmente creditado com a
invenção de gianduia (chocolate de avelã).
Bolsa
Waldensian também floresceu no século XIX. Cópias do Romaunt versão do
Evangelho de João foram preservadas em Paris e Dublin. Os manuscritos foram
usados como base de um trabalho por
Gilly publicado em 1848, no qual ele descreve a história do Novo Testamento em uso
pelos valdenses. [ 28 ] A Faculdade Valdense começou ministros de formação em
1855, pela primeira vez em Torre Pellice . Alguns anos mais tarde, o Colégio
Waldensian mudou-se para Florença e, em 1922, para Roma. A integração económica
e social têm facilitado a aceitação dos valdenses étnicas na sociedade
italiana. Escritores como Italo Calvino e políticos como Domenico Maselli e
Valdo Spini são de fundo Waldensian. A igreja também tem atraído intelectuais
como novos adeptos e simpatizantes, como o filósofo Gianni Vattimo e goza de um
apoio financeiro significativo a partir de italianos não aderentes.
Características
da moderna Igreja Valdense
Mais
informações: Calvinismo
A
actual Igreja Valdense se considera uma igreja protestante da tradição
Reformada originalmente enquadrado por Ulrico Zwinglio e Calvino . Ele
reconhece como seu padrão doutrinário a confissão de fé publicado em 1655 e
baseado na confissão Reformada de 1559. É admite apenas duas cerimônias,
batismo e ceia. do Senhor autoridade
suprema no corpo é exercido por um sínodo anual, e os assuntos das congregações
individuais são administrados por um consistório , sob a presidência do
pastor.]
Ao
longo dos séculos, as igrejas valdenses foram estabelecidas em países tão
distantes da França como Uruguai e Estados Unidos, onde as congregações
valdenses ativos continuam a finalidade do movimento Waldensian. A herança
espiritual Waldensian contemporânea e histórica se descreve como o anúncio do
Evangelho, servindo os marginalizados, promover a justiça social, promovendo o
trabalho inter-religioso, e defendendo o respeito à diversidade religiosa e
liberdade de consciência.] Hoje, a Igreja Valdense é membro da a Comunhão
Mundial das Igrejas Reformadas , o Conselho Metodista Mundial , a Federação das
Igrejas Evangélicas na Itália , eo Conselho Mundial de Igrejas .
Appraisal
pelos protestantes ]
Alguns
primeiros protestantes sentia uma afinidade espiritual para os valdenses e
escreveu positivamente sobre eles. John Milton , por exemplo, escreveu em seu
soneto " sobre o massacre Tarde em Piedmont "do 1655 massacre e
perseguição dos valdenses.
Alguns
anabatistas e batistas autores têm apontado para os valdenses como um exemplo
de cristãos anteriores que não eram uma parte da Igreja Católica Romana, e que
tinham crenças eles interpretaram a ser semelhante ao seu próprio. Em 17 a 19
séculos holandeses e alemães menonitas escritores como van Braght , Mártires
Espelho (1660) e Steven Blaupot ten
Cate, Geschiedkundig onderzoek (1844), ligado origens anabatistas para os
valdenses. Autores batistas como John L. Waller também ligado as suas origens
até os valdenses. ] James Wylie Aitken (1808-1890), também acreditava que os
valdenses preservou o apostólica fé e suas práticas durante os Idade Média .
Ainda
mais tarde, Adventista do Sétimo Dia , Ellen G. White ensinou que os valdenses
foram preservadores da verdade bíblica durante a Grande Apostasia da Igreja
Católica Romana . ] Ela acreditava que os valdenses manteve o sábado do sétimo
dia , envolvidos na atividade missionária generalizada e "plantou as
sementes da Reforma" na Europa. [ 41 ] [ 42 ]
Scholar
Michael W. Homer liga a crença em uma origem antiga dos valdenses a três
pastores do século 17, Jean-Paul Perrin da Igreja Reformada da França e os
pastores valdenses Pierre Gilles e Jean Léger, que postulava que os valdenses
eram descendentes dos Primitive Cristianismo .]
Alguns
autores tentar namorar uma Reforma-era
Waldensian confissão de fé de volta para a Idade Média em 1120 para fazer valer
sua reivindicação de antiguidade doutrinária. [ 46 ] No entanto, na
historiografia atual do Waldensians si é afirmado que esta confissão foi
elaborado em 1531.
Teologia
protestante na Alemanha estava interessado na antiguidade doutrinal e
continuidade apostólica sendo expressa pelo fé Waldensian. A alta independência
das comunidades, estava pregando, pobreza voluntária e a estrita observância da
Bíblia e sua tradução precoce através de Peter Waldo foram creditados para
provar uma origem antiga do protestantismo como verdadeira interpretação da fé.
Como bem meros sentimentos e controvérsias anticatholic, por exemplo, no
Kulturkampf desempenhou um papel. Heinrich Gottlieb Kreussler (1830) História
da Reforma por exemplo, contém uma balada sobre o destino dos valdenses e
citações fr: Jean Léger 's History of the Waldenians (1750) (autoria com
Siegmund Jakob Baumgarten , publicada por Johann Jacob Korn ) como prova origem
em vez do início dos valdenses. O forte
apoio protestante alemão para a comunidade da diáspora Waldensian na Itália -
que conduz a equipe do União Gustavus Adolphus (GAW) elogiou-os como uma das igrejas
mais interessantes da todos] - não foi confinado a uma fascinação teológica.
Isso levou a uma extensa apoio financeiro, empréstimos, troca de Priesters e
comunidades, missões de ajuda e intervenções políticas para os valdenses
italianos e seus esforços de caridade, a partir do século 17. Após a Segunda Guerra Mundial, a Igreja
Evangélica na Alemanha contribuiu activamente para os esforços de reconciliação
com a Itália ea França com base em sua relação com a comunidade Waldensian. [
52 ] O GAW tem cooperações em curso com os valdenses na Itália.
Valdenses
por região
Itália
A
Igreja Valdense em Milão, construído em 1949, incorpora materiais da igreja
gótica demolido de San Giovanni in Conca .
Em
1848, depois de muitos séculos de dura perseguição, os valdenses adquirida
liberdade legal no Reino do Piemonte-Sardenha , como resultado das reformas
liberalizantes que se seguiram Charles Albert da Sardenha é a concessão de uma
constituição (o Statuto Albertino ). Posteriormente, a Igreja Evangélica Valdense
, como ficou conhecido, desenvolveu e espalhou-se pela península italiana.
A
Igreja Valdense foi capaz de ganhar convertidos através da construção de
escolas em algumas das regiões mais pobres da Itália, incluindo Sicília. Há
ainda uma igreja Waldensian na cidade de Grotte , província de Agrigento , na
parte sudoeste da ilha. protestantes
alemãs têm sido favoráveis às Waldesians na Itália desde o século 17.
Durante
o Nazi ocupação do norte da Itália na Segunda Guerra Mundial , valdenses
italianos estavam ativos em salvar os judeus enfrentam extermínio iminente,
escondendo muitos deles no mesmo vale montanha onde seus ancestrais valdenses
haviam encontrado refúgio em gerações anteriores. ]
Depois
de 1945, a Igreja Evangélica na Alemanha liderada por Theophil Wurm (que também
era bispo de Württemberg) emitiu a Declaração de Estugarda of Guilt e
contribuiu activamente para os esforços de reconciliação com a Itália (e
França) baseadas em relações com a diáspora. Os 1.948 festividades do
centenário da declaração Savoy direitos civis foram usados para esforços
da EKD levando a equipe de apoio alemão
reconciliação
italiana após
WW-II. [ 52 ] A cooperação
mais frutífera
foi estabelecido a nível
da comunidade, com delegados valdenses de ambos os lados pioneiro. [ 52 ] 1949,
Guglielmo Del Pesco (1889-1951), moderador da Tavola Valdese (Waldensian mesa
redonda), foi convidado a voltar para Maulbronn ., comemorando os 250 anos da
emigração Waldensian para a Alemanha [ 52 ] Ele era incapaz de chegar por
motivos de saúde, mas enviou A. Jalla, um professor, descrito como sendo cheia
de rancor e ódio contra todas as coisas alemãs depois de 1945, mas que se
juntaram no esforço de reconciliação 1949.
Com base nessas experiências, a primeira cidade- parceria geminação entre
a Alemanha ea França foi assinado entre 1950 Ludwigsburg e protestante exclave
Montbéliard , novamente com base em uma conexão especial do Württemberg
Landeskirche. O alemão Gustavus Adolphus União apoia projetos Waldesian e
esforços de caridade em Itália até o presente. ]
Em
1975, a Igreja Valdense entrou para a Igreja Metodista italiano para formar a
União dos valdenses e metodistas Igrejas . Ele tem 50.000 membros (45.000
valdenses, dos quais 30.000 em Itália e cerca de 15.000 divididos entre Argentina
e Uruguai, e 5.000 metodistas).
O Oito
por mil fiscal introduzido 1985, em Itália ajudou bastante a comunidade
Waldensian. O Oito por mil (em italiano: otto per mille) lei permite que os
contribuintes de escolher a quem delegar a obrigatória 8 ‰ = 0,8% ("oito
por mil ') a partir de sua declaração de imposto de renda anual. Eles podem
escolher uma religião organizada reconhecido pela Itália ou um esquema de
assistência social administrado pelo Estado italiano. Enquanto os valdenses têm
apenas cerca de 25.000 membros recrutados, a cerca de 412 mil italianos estão
dispostos a apoiar a comunidade Waldensian e suas obras de caridade.
Uruguai
e Argentina]
Os
primeiros colonos valdenses da Itália chegou na América do Sul em 1856. A
partir dessa data houve várias migrações, especialmente a Argentina, como a
parte sul da província de La Pampa, na cidade de Jacinto Arauz, onde chegou por
volta de 1901. Hoje, o Waldensian Igreja do Río de La Plata (que forma uma
igreja unida com a Igreja Evangélica Valdense) tem cerca de 25 congregações e
3.000 membros compartilhados entre Uruguai e Argentina . [ 58 ]
A
cidade uruguaia Colonia Valdense, no departamento de Colonia, é o centro
administrativo da Igreja Evangélica Valdense do River Plate. Em 1969, a Igreja
estabeleceu uma missão em Barrio Nuevo, que se tornou um refeitório para
sábados e domingos, para 500 famílias pobres. A actividade missionária levou a
conversão de novas pessoas sem ascendência Valdense, que eles chamam de
"nova Waldensian".
Estados
Unidos da América
Desde
os tempos coloniais, houve valdenses que encontraram a liberdade em território
americano, como marcado pela presença deles em New Jersey e Delaware . Muitos
valdenses, tendo escapado da perseguição em seus países de origem, fazendo seu
caminho para o tolerante República Holandesa, foi para começar de novo na Nova
Holanda colônia. No final do século 19 muitos italianos, entre eles valdenses,
emigrou para os Estados Unidos. Eles fundaram comunidades em Nova York, Boston,
Chicago , Monett , Galveston , Rochester e Salt Lake City . [ 59 ] A
congregação Monett foi um dos primeiros a ser estabelecido nos Estados Unidos,
em 1875, por cerca de 40 colonos que haviam formado o assentamento original do
Sul-americano no Uruguai na década de 1850, e que tinha fugido da violência no
campo uruguaio, que viajam pela primeira vez para a Europa, em seguida, através
do Atlântico Norte para Nova York e de trem para o sul do Missouri. Waldensians
vivem na região de Cottian Alpes do norte da Itália continuaram a migrar para
Monett até o início de 1900, aumentando a colônia original, e fundou uma outra,
maior liquidação em Valdese, Carolina do Norte , em 1893. Ambas as congregações
Monett e Valdese usar o nome Waldensian Presbyterian Church .Em 1853, um grupo
de aproximadamente 70 valdenses, incluindo homens, mulheres e crianças deixaram
suas casas no Piemonte Vales e migraram para Salt Lake City, Utah , depois de
ter sido convertido ao mormonismo por Lorenzo Snow . Estes Waldensians
mantiveram a sua herança cultural, ao passar sobre a sua mistura de crenças
mórmons e valdenses para seus descendentes. Seus descendentes ainda se
consideram tanto Mórmon e Waldensian, e reuniram-se, ocasionalmente, ao longo
das várias décadas para comemorar os dois patrimônios.
Em
1906, através da iniciativa das forças da igreja em Nova York, os grupos de
interesse valdenses foram convidados a se aglutinar em uma nova entidade, A
Sociedade de Socorros Waldensian americana (AWS), organizado "para
arrecadar fundos e aplicar a mesma para o auxílio do Waldensian Igreja na
Itália e em outros lugares ... e para despertar e manter o interesse em todo os
EUA nos trabalhos da referida Igreja. " Hoje, esta organização continua
como o Waldensian Sociedade Americana. A American Society Waldensian
recentemente comemorou seu centenário com uma conferência e celebrações em New
York City.
Na
década de 1920 a maioria das igrejas e missões valdenses incorporada pela
Igreja Presbiteriana , devido à assimilação cultural da segunda e terceira
gerações.
O
trabalho do Waldensian Sociedade Americana continua nos Estados Unidos hoje. A
American Society Waldensian visa promover o diálogo ea parceria entre os
valdenses Igrejas na Itália e na América do Sul e igrejas cristãs na América do
Norte, a fim de promover uma visão convincente de Waldensian testemunho cristão
para a América do Norte. Assim, o Waldensian Sociedade Americana torna pública
a herança contemporânea e histórica para que a espiritualidade Waldensian é cometido:
contar a história; Incentive "Travessias"; e fornecer apoio
financeiro.
O
Waldensian Igrejas mais conhecido na América estavam em Nova York, Monett,
Missouri e em Valdese, Carolina do Norte. A igreja em Nova York foi dissolvida
em meados da década de 1990. [ 65 ]
A
American Society Waldensian auxilia igrejas, organizações e famílias na
promoção da história e da cultura Waldensian. Os aliados da sociedade com
aqueles que trabalham para preservar o seu património milenar entre os seus
descendentes. Por exemplo, ao longo de 45 anos, os antigos jogadores colônia em
Valdese, Carolina do Norte , ter encenado a partir de hoje , um teatro ao ar
livre que conta a história dos valdenses e da fundação do Valdese.
As
igrejas valdenses Presbiteriana dos Estados Unidos e da Sociedade Americana
Waldensian têm ligações com o italiano à base de Igreja Evangélica Valdense ,
mas, ao contrário das comunidades Sul americana valdenses, hoje eles são
instituições independentes da organização europeia.
Alemanha
[
Brasão
de Le Bourcet (parte do Althengstett ) em Württemberg
Fontain
de Arnaud em Perouse (Württemberg)
Vários
milhares de valdenses fugiu da Itália e da França para a Alemanha. Henri Arnaud
(1641-1721), pastor e líder dos valdenses Piemonte, resgatou seus correligionários
da sua dispersão sob a perseguição de Victor Amadeus II o duque de Sabóia .
Eberhard Louis, duque de Württemberg convidou os valdenses ao seu território.
Quando os valdenses foram exilados uma segunda vez, Arnaud os acompanhou em seu
exílio para Schönenberg , e continuou a atuar como seu pastor até sua morte.
Aqueles que permaneceram na Alemanha logo foram assimilados pelas igrejas do
Estado (Luterana e Reformada) e eles são uma parte de vários Landeskirchen no
Evangelische Kirche in Deutschland . Os novos colonos eram livres em seus
serviços religiosos, e continuou segurando-los em francês até o século 19. A
comunidade Waldensian muitas vezes é supervisionado, como os Hugenots foram
maiores na contagem. Casa de Henri Arnaud em Schönenberg perto de Ötisheim é um
museu hoje. Um memorial placa refere-se à introdução de batatas em Württemberg
pelos valdenses.
As
peças principais dos refugiados valdenses encontraram um novo lar em
Hessen-Darmstadt , Kassel , Homburg , Nassau-Dillenburg e no então Grão Duchée
Württemberg . As novas comunidades fundadas em Rohrbach, Wembach und Hahn (hoje
parte da Ober-Ramstadt ), Walldorf (hoje Mörfelden-Walldorf ), Bad Homburg
-Dornholzhausen, Gottstreu e Gewissenruh ( Oberweser ), Charlottenberg . Ainda
hoje, os nomes de família franceses (Gille, Roux, Granget, Conle, Gillardon,
comum, Jourdan, pistão, Richardon, Servay, Conte, Baral, Gay, Orcellet ou
Salen) mostram a Savoyen fundo. Stuttgart hospeda também uma comunidade
Waldensian italiana com cerca de 100 membros.
Nomes
Municípios como Pinache, Serres (tanto agora faz parte do Wiernsheim ),
Großvillars, Kleinvillars (parte de Oberderdingen ), Perouse mostrar a herança
francesa, as últimas comunidades estão perto de Maulbronn e do seu património
Mundial da UNESCO mosteiro e escola. Maulbronn era o lugar das festividades
para os 250 anos da emigração Waldensian para a Alemanha, que jogou bem um papel importante em alemão
reconcialiation italiana após a Segunda Guerra Mundial.
A
comunidade Waldensian está ativo e tem várias associações que mantêm o
património específico e manter relações com os seus homólogos na Itália e Sul
aamerica. Isso inclui também uma
estreita vigilância sobre a ecumene, com o teólogos Waldesian influenciado
sendo mais duvidoso sobre uma cooperação mais estreita com a Igreja Católica do
que outros.
FONTE
www.estudarhistoriadaigreja.blogspot.com
fonte
wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário