quinta-feira, 20 de julho de 2023

O GÊNIO DA MATEMÁTICA

 

O Legado do Gênio Matemático Thomas Fuller, conhecido como a calculadora humana.

Thomas Fuller foi um gênio matemático. Infelizmente, foi também um homem escravizado, nascido na África Ocidental por volta de 1710, vendido como escravo na Virgínia aos 14 anos de idade. Durante sua vida, ele trabalhou em uma fazenda e nunca aprendeu a ler ou escrever em inglês. No entanto, em seus últimos anos, ele ganhou fama por sua habilidade impressionante de realizar cálculos complexos mentalmente. Claro que, diante disso, os proprietários de Fuller se recusaram a vendê-lo, apesar das ofertas tentadoras. Em verdade, eles dependiam de suas habilidades matemáticas.

 

Com o passar dos anos, a história de Thomas Fuller se tornou mais conhecida, influenciando várias gerações de afro-americanos. E é sobre isso que queremos conversar neste texto do Engenharia 360!

 

Como as habilidades matemáticas de Thomas Fuller foram descobertas?

Quem conheceu Thomas Fuller pessoalmente o descrevia como sendo um homem com habilidades extraordinárias, sendo um gênio matemático.

 

Aqueles que testemunharam suas habilidades o descreviam como "calculador mental prodigioso" ou "calculadora humana". Enfim, Thomas era capaz de realizar cálculos complexos de cabeça, sem a necessidade de papel ou lápis, e resolver problemas matemáticos rapidamente.

 

Isso foi descoberto quando dois homens brancos da Pensilvânia, membros da Sociedade Abolicionista da Pensilvânia, ouviram falar de suas habilidades e viajaram até sua fazenda para testá-lo. Eles apresentaram a ele problemas matemáticos desafiadores, e Fuller foi capaz de resolvê-los com precisão em questão de minutos. Depois, as observações foram submetidas à Sociedade, sendo consideradas evidências de que os afro-americanos escravizados eram capazes de aprender e possuíam habilidades intelectuais impressionantes.

Veja Também: O gênio africano da matemática que provou com um graveto que a Terra é redonda

 

Qual foi a opinião de Fuller sobre educação formal?

Quando os dois homens brancos da Pensilvânia encontraram Thomas Fuller, eles pediram que ele calculasse, por exemplo, o número de segundos em um ano e meio e o número de segundos que um homem viveu em setenta anos, dezessete dias e doze horas. Fuller respondeu corretamente a essas perguntas e corrigiu um erro feito por um dos questionadores, mencionando a inclusão dos anos bissextos.

 

Lembrando que Fuller não sabia ler ou escrever, e não recebeu educação formal. Ele atribuiu suas habilidades matemáticas a aprender a contar até dez e, em seguida, até cem. Ele também contou o número de cabelos no rabo de uma vaca, que ele encontrou ser 2872.

 

Em resumo, Thomas Fuller tinha uma opinião desfavorável sobre a educação formal, alegando que muitos homens instruídos eram tolos. Ele acreditava que sua própria habilidade de cálculo mental era prova de que a educação formal não era necessária para adquirir conhecimentos.

 

Qual foi a importância das habilidades de Fuller no movimento abolicionista?

Thomas Fuller morreu em 1790, fato relatado no jornal de Boston Columbian Centinel em 29 de dezembro do mesmo ano. Depois disso, sua história foi divulgada pelo Dr. Benjamin Rush, e ele se tornou um exemplo usado pelo movimento antiescravista para mostrar que os afro-americanos escravizados eram capazes de aprender e ter habilidades intelectuais impressionantes. Sua influência no movimento abolicionista se estendeu além dos Estados Unidos, alcançando a França e a Alemanha.

Certamente, os feitos desse gênio matemático ajudaram a desafiar as ideias preconceituosas sobre a inteligência dos africanos e afro-americanos. Os revolucionários franceses Jacques Pierre Brissot e Henry Grégoire reconheceram a importância de Fuller e suas habilidades. Brissot chegou a escrever que os exemplos de Fuller e outros provavam que a capacidade dos negros podia ser estendida a qualquer coisa, desde que recebessem igualdade de direitos, instrução e liberdade. E o absurdo é que, atualmente, ainda precisamos reforçar esse discurso. Triste demais!

 

A etnia, cor da pele, estudo convencional, riqueza, status, sexo, etc...

Não garantem a capacidade dada por Deus...

https://youtu.be/WiZaa6A5IoE // 1o.Vídeo//

 

https://youtu.be/SAW_zpewHEU //Escravo // 2o.Vídeo//


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