21ª.Rússia
Mergulhe no maravilhoso mundo dos contos e lendas
populares com as pinturas destes artistas.
No final da Rússia do século 19, o “estilo russo”
ou "neorrusso" virou moda: artistas de todos os estilos se voltaram
para suas "raízes" e buscavam inspiração no folclore nacional e no
“lubók”. Assim, os motivos dos contos populares penetraram na arquitetura
(surgiram edifícios semelhantes aos antigos “térem”), na música e, claro, na
pintura.
Foi nessa época que as "Estações do ano
russas", de Sergei Diaghilev, ganharam fama por toda a Europa, tangendo
também as tramas do teatro russo.
Víktor Vasnetsov (1848-1926) foi provavelmente o
mais famoso artista a se debruçar sobre os contos de fadas, e pintou muitos
quadros inspirados em temas folclóricos. Ele é considerado o fundador do estilo
“neorrusso” na pintura e começou como um pintor realista, percorrendo todo um
trajeto até chegar ao modernismo.
Víktor Vasnetsov. “Tapete Voador”, 1880
Víktor Vasnetsov. “Bogatires”, 1898
Víktor Vasnetsov. “Ivan Tsarevitch Montado no Lobo
Cinza”, 1889
Víktor Vasnetsov. “A Princesa-Sapo”, 1918
Víktor Vasnetsov. “Koschei, o Imortal”, 1926
O segundo artista mais famoso na pintura de “contos
de fadas” foi Ivan Bilibin (1876-1942). Ele também trabalhou como pintor de cenários
teatral, montando projetos de óperas com temáticas russas, como “Príncipe
Igor”, de Aleksandr Borodin, “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “O Galo
de Ouro” e “Sadko”, de Nikolai Rimski-Korsakov, “Ruslan e Liudmila”, de Mikhail
Glinka e muitos outros.
Mas ele ganhou fama e entrou para a história com
suas ilustrações para contos de fadas russos, especialmente os contos de fadas
de Aleksandr Púchkin, escritos com base em contos populares.
Ivan Bilibin. “Ivan Tsarevich e o Pássaro de Fogo”,
1899
Ivan Bilibin, “Baba Iaga”, 1900
Ivan Bilibin, “Conto do Tsar Saltan”, 1905
Ivan Bilibin. “A Princesa-Sapo”, 1899
Ivan Bilibin. “Koschei, o Imortal”, 1901
Outros artistas também se debruçaram sobre a
temática dos contos de fadas. Iliá Répin, por exemplo, depois de conhecer
Víktor Vasnetsov, pintou uma famosa tela de conto de fadas sobre o herói épico
Sadko, que parte para o fundo do mar a mando do rei do mar para ver as noivas
do mar.
Iliá Répin. “Sadko”, 1876
O modernista Mikhaíl Vrúbel (1856-1910), talentoso
pintor modernista e simbolista, voltou-se para temas bíblicos, anjos caídos e
todo tipo de misticismo, mas também para os motes de contos populares. A mulher
de Vrúbel, Nadêjda Zabela-Vrúbel, era uma famosa cantora de ópera, e se apresentou
nas produções de Diaghilev de temas russos, como "Sadko" e "O
Conto do Tsar Saltan". Acredita-se que Vrúbel tenha pintado sua série de
contos de fadas ainda sob o efeito dessas produções.
Mikhaíl Vrúbel. “Adeus ao tsar do Mar e à Princesa
Volkhova”, 1898
Mikhaíl Vrúbel. “A Pincesa-Cisne”, 1900
Outros artistas também se debruçaram sobre o mote
dos contos de fadas em ocasiões pontuais. Um deles foi o pintor de teatro Leon
Bakst (1866-1924), mais conhecido por seus esboços para o balé “O Pássaro de Fogo”,
de Igor Stravinsky, que estreou na Grande Ópera de Paris.
Leon Bakst. “Esboço do traje do Pássaro de Fogo”,
1910
O tema do conto de fadas também esteve presente na
obra de Serguêi Maliutin (1859-1937), pintor de teatro e ilustrador de livros.
Serguêi Maliutin. “Koschei”, 1904.
Serguêi Maliutin. “O Tsar do Mar”, início do século
20
Serguêi Maliutin. “Iliá Muromets”, 1937
Após a Revolução, os pintores de ícones em estilo
“palekh”, conhecidos por suas miniaturas, tiveram que deixar de lado os temas
religiosos. Mas eles redirecionaram magistralmente suas habilidades para os
contos de fadas russos, fundando o "Artel de Pintura Antiga". A
partir daí, seus materiais já não eram mais as placas para ícones, mas
caixinhas laqueadas.
Ivan Vakurov. “O conto do pescador e do peixe”
(pintura reproduzida em selo postal de 1975)
Ivan Vakurov. "Vassilissa, a bela "
(pintura reproduzida em selo postal de 1975).
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