22ª.-Santo
Daime
O Santo
Daime é uma manifestação religiosa surgida na região amazônica nas primeiras
décadas do século XX. Consiste em uma Doutrina espiritualista que tem como base
o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca. A Doutrina não possui
proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual, sendo o
autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.
As
referências deste artigo necessitam de formatação.
Segundo
seus adeptos, a Doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual, que encaminha
os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque
o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo
de autoconhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre,
aprimorando-se como ser humano.
Nos
rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos
religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria
dos locais de culto, além de violas, flautas, bongôs e atabaques.
Surgiu
no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o
lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser
chamado dentro da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu. Após
conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região
Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características marianas, em que um
ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.
Este
áudio foi criado a partir da revisão datada de 23 de julho de 2010 e pode não
refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda).
Raimundo
Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferrer, no Estado do Maranhão em 1892. No
final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre
para trabalhar nos seringais, onde se estabeleceu próximo à cidade de
Brasileia, na fronteira com a Bolívia. Foi ali que Raimundo Irineu Serra teve
sua iniciação com a ayahuasca, recebendo a missão de uma entidade feminina
associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha da Floresta) de
expandir a Doutrina e utilizar todo o conhecimento nela inserida para a cura.
Mestre
Irineu não inventou a ayahuasca, foi apenas responsável pela cristianização do
seu uso, rebatizando a bebida a partir do rogativo "Dai-me Amor",
"Dai-me Firmeza". A nova crença religiosa mesclou elementos culturais
diversos como as tradições caboclas e xamânicas, o catolicismo popular, o
esoterismo e tradições afro-brasileiras.[1]
Na
década de 1930 inicia seus trabalhos espirituais com um pequeno grupo de
seguidores nos arredores de Rio Branco e, com o passar dos anos, viu esse grupo
aumentar em tamanho e importância no cenário acreano. Raimundo Irineu Serra
faleceu em 6 de julho de 1971.
Dando
continuidade[2] aos princípios da Doutrina, e em conformidade[3] aos
ensinamentos do Mestre antes do falecimento,[4] iniciou-se um movimento de
expansão com a criação de novos centros como o CEFLURIS liderado por Sebastião
Mota de Melo.[5]
Em
2006, estimava-se em aproximadamente 10.000[carece de fontes] os seguidores
dessa doutrina no Brasil e no mundo. Há centros legalmente instituídos em quase
todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de
grupos que celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão,
Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.[6]
A
Doutrina ficou então dividida em duas vertentes principais:
O
Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU)[1] - Alto Santo - dirigido
pela viúva do mestre, Peregrina Gomes Serra.[4]
O
CEFLURIS, fundado pelo Sebastião Mota de Melo, natural de Eirunepé, Amazonas. O
Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) foi
registrado em 1974, com sede na cidade do Rio Branco, como um centro
espiritualista[7] estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins
lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pelo feitio e
distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais.
Inúmeros
centros independentes ou não diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS
surgiram após a expansão para o resto do país. Um dos mais recentes
desdobramentos desta expansão é o surgimento de centros independentes, que
promovem sincretismos com a Umbanda, o Hinduísmo.[8] Um centro considerado
expansionista, mas que ritualisticamente segue os princípios do Alto Santo é o
Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado - CEFLI, com sede em Capixaba, Acre, e
dirigido por Luiz Mendes do Nascimento, mas com seguidores em vários locais do
mundo.
O uso
ritual de substâncias psicoativas como a ayahuasca vem sendo discutido em
vários países. No Brasil, o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) do Brasil,
retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas conforme portaria publicada
no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2004, permitindo o uso ritual.
O então
ministro da Cultura, Gilberto Gil, encaminhou em 2008 ao IPHAN,[9] um processo
para transformar o uso do chá de ayahuasca, em patrimônio imaterial da cultura
brasileira.[10]
Em
2010, Glauco Villas-Boas (1957-2010), cartunista por profissão e um dos
responsáveis pela distribuição do chá em oficio religioso na cidade de São
Paulo,[11] foi assassinado por uma pessoa que frequentou a doutrina. Outras
fontes declaram que o jovem já sofria de problemas psiquiátricos antes de
frequentar as sessões com o Santo Daime e que estaria passando por uma
crise.[12] O agressor, por razões psiquiátricas de sua inimputabilidade
(diagnóstico de esquizofrenia) não permaneceu preso e inclusive posteriormente
recebeu autorização para tratamento domiciliar. Recentemente, em setembro de
2014 tal agressor foi novamente preso sob suspeita de latrocínio (roubo seguido
de morte),[13][14] sendo em 2015 condenado a 61 anos de prisão, logo depois que
médicos do Tribunal de Justiça afirmaram que ele sabia exatamente tudo o que
fazia.[15]
Estrela
utilizada pelos fardados.
Benefícios
Sua
ação nos receptores serotoninérgicos 5-HT2A podem levar a alterações de
personalidade, como autotranscedência e abertura para novas experiências, com
correlação destes efeitos com redução da região do córtex cerebral cingulado
posterior de usuários crônicos do chá.[16] Seu uso esta relacionado com risco
de episódios psicóticos, principalmente em indivíduos com histórico familiar de
Esquizofrenia, Transtorno Bipolar e Depressão Psicótica.[17]
Alguns
estudos sugerem melhora cognitiva com uso do chá, bem como propriedades de
proteção neuronal, mas ainda sem estudos válidos em humanos.[18] Estudos em
humanos que evidenciam melhora de quadros depressivos, ansiosos e de
dependentes de drogas apresentam falhas metodológicas importantes, devendo ser
replicados para poder garantir confiança em seus resultados.[19]
Há
casos de interação do uso de Ayahuasca com antidepressivos, levando a Síndrome
da serotonina, efeito colateral que causa tremores (principalmente nas pernas),
diarreia, insônia, confusão mental e pode levar a morte.[20]
Em
janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do
chá ayahuasca, vetando seu comércio e propagandas, que só poderá ser utilizado
com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo
para as entidades que o utilizam. A bebida chegou a ser proibida no país em
1985, sendo liberados dois anos depois, e ocorreu uma nova tentativa de
proibição nos anos 1990. Atualmente não há impedimento para o uso do chá em
cerimônias religiosas, porém não existiam orientações para o seu uso em
conformidade com o direito.[21]
Sem comentários:
Enviar um comentário